Biografia...

Minha foto
Brasilia, DF, Brazil
Sou natural de Bom Despacho-MG. (16-7-1935) Bacharel em Letras pela UFMG, com pós-graduação na área de Educação pela PUC de Minas Gerais, além de cursos de Extensão Universitária, em Brasília, na UnB, e na Universidade de Évora, Portugal. Professor e escritor, tenho vários livros publicados, em gêneros diversos: crônica, história, biografia, conto, ensaio.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nota Biográfica

Jacinto Guerra  é natural de Bom Despacho-MG. (16-7-1935) Bacharel em Letras pela UFMG, com pós-graduação na área de Educação pela PUC| de Minas Gerais, além de cursos  de Extensão Universitária, em Brasília,  na UnB,  e na Universidade de Évora, Portugal.

Viveu sua infância em Moema e Lagoa da Prata, cidades muito presentes em suas memórias literárias.
Professor e administrador escolar, destacou-se como educador em  Bom Despacho, Patos de Minas e Belo Horizonte. Em Brasília desde 1980, foi assessor  do Ministério da Justiça, Memorial JK e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Em sua terra natal, foi comerciário, radialista, diretor de um jornal, vereador e presidente da Câmara Municipal. Bibliófilo e incentivador da leitura,  é  o fundador da Biblioteca Municipal, que hoje tem o seu nome. Foi o primeiro presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.  Aluno de diversos cursos de Museologia promovidos pelo Ministério da Cultura, ainda em Bom Despacho, fundou o Museu da Cidade, em parceria com sua esposa, Nilce Coutinho Guerra, professora e artista plástica.

Secretário de Cultura e Turismo de Bom Despacho no período 1997-2000 , desenvolveu importantes projetos em áreas diversas da cultura, inclusive de âmbito internacional como as apresentações, na cidade, da Orquestra Strauss, de Viena, Áustria, além do Projeto de Intercâmbio entre Bom Despacho e Vila Verde, na região do Minho, Portugal.

A cultura luso-brasileira está muito presente em sua obra, especialmente  em contos, crônicas e ensaios:, destacando-se “O vinho da Ilha do Pico”, “De Lisboa ao Porto nos caminhos do mar”, “E Deus escolheu Sintra para criar belezas”.

Cronista, jornalista e historiador, tem trabalhos publicados no Brasil e em  Portugal, especialmente na revista eletrônica Nós Fora dos Eixos, de Brasília, no Via Fanzine, de Itaúna-MG, e no site de Aboim da Nóbrega, Vila Verde, Portugal.

É autor de vários livros, entre os quais Gente de Bom Despacho - histórias de quem bebe água  da Biquinha ( 2004, 2ª edição);  O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias(2004, 2ª edição),
Prêmiio BDMG Cultural / Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais): JK - Triunfo e Exílio - Um estadista brasileiro em Portugal (2005, 2ª edição), Uma casa navega no mar - contos, crõnicas e pequenos ensaios (2008) e O cavaleiro andante - do Pacífico ao Mar Egeu, viagens mundo afora (2010).

3 comentários:

  1. Creio que a literatura na vida deste homem e sua família é como sangue correndo na veia.

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o comentário do Giovani - creio que a literatura na vida deste homem e sua família é como sangue correndo na veia -, amplio o conceito para as famílias Carvalho, Coutinho e Guerra, acrescidas de galhos e ramagens, flores e frutos, creio ser algo bem natural... como amar!

    Amar é participar da vida, com intensidade e simplicidade. Vivenciar tudo, simplesmente assim.

    Partilhando emoções vistas e sentidas pelos olhos do outro, pelo coração do outro, magnetizadas pelo ângulo e amplitude de lunetas que cada um possui, no âmbito próprio, único, bem particular do sentir, ver, ouvir, assimilar e fazer.

    ResponderExcluir
  3. Jacinto, em casa já sinto à primeira leitura no blog. Pra mim uma surpresa agradabílissima que, malgrado nossa vizinhança geográfica - sou de Pitangui - só vim a descobri-lo graças à informação de Juracy Gusmão, leitora sua de Lontra - lugar onde gente única a gente encontra. Também sou egresso das Letras, UFMG, iniciadas em 1969. E a Bom Despacho que conheço é do tempo do trem, e do S´imbora também. Amém, Paulo Miranda (Brazílio, in Recanto das Letras) Abraços.

    ResponderExcluir